Diretoria e Conselho 2018-2019

Diretora: Maria Margarida Gomes (FE/UFRJ)
Vice-Diretora: Cecília Santos de Oliveira (FFP/UERJ (FFP UERJ)
Secretário: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba (SEEDUC/RJ)
Tesoureira: Karine de Oliveira Bloomfield Fernandes (COLUNI/UFF)

Conselho Deliberativo

Francine Pinhão (FFP/UERJ)
Lucia Pralon (FE/UNIRIO)
Naiara Miranda Rust (IBC)
Natália Tavares Rios (CAp/UFRJ)
Regina Mendes (FFP/UERJ)
Maína Bertagna Rocha (IEAR/UFF)

MISSÃO

Nossa missão é contribuir para a melhoria dos processos de ensino de Ciências e Biologia nos diversos segmentos de ensino, difundindo e oferecendo subsídios teórico-práticos para a docência em Ciências e Biologia. Por isso, somos pautados pela pluralidade: nossa gestão é formada por professores e professoras com diferentes trajetórias pessoais, variadas experiências profissionais e distintas formações acadêmicas. Afinal, o respeito à diversidade e o diálogo também serão instrumentos para nosso trabalho.
Além disso, dentre nossas principais metas estão:
1) Ampliar e diversificar os canais de comunicação com os associados, promovendo intercâmbio entre professores e pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Biologia;
2) Garantir espaços de participação e difusão de debates sobre políticas educacionais para formação de professores e o ensino de Ciências e Biologia;
3) Divulgar e apoiar eventos no RJ e ES que divulguem e mobilizem discussões sobre Ensino de Biologia e suas relações entre Pesquisa e Ensino.
4) Realizar o IX EREBIO RJ/ES em uma das Instituições Públicas que investem em Formação de Professores no Rio de Janeiro, buscando ampliar e aprofundar os debates sobre a formação de professores em nossa região.
5) Promover debates sobre propostas e estratégias formativas para professores da Educação Básica, ampliando a divulgação e o sentido da SBEnBio como espaço de formação docente continuada e de fortalecimento de coletividades profissionais;
6) Incentivar a filiação de novos associados visando a: (i) uma maior aproximação com as redes públicas de ensino, associações docentes e fóruns públicos de Educação; (ii) uma ampliação da participação de profissionais e pesquisadores da Educação Infantil, dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.