A SBEnBio – Associação Brasileira de Ensino de Biologia vem a público manifestar sua solidariedade à Profª. Drª. Tatiana Galieta (UERJ) – docente, pesquisadora e formadora de professores associada à Regional 2 (RJ/ES) -, que passou por um desagradável incidente de silenciamento no momento final de avaliação coletiva da Escola Interdisciplinar FAPESP de Humanidades, Ciências Sociais e Artes.

Por meio de uma carta aberta à comunidade acadêmica encaminhada à SBEnBio, a docente relatou uma situação em que seu direito à palavra foi abruptamente retirado por ela ter usado a língua portuguesa para se comunicar e solicitar que o idioma materno do nosso país pudesse ser utilizado pelos participantes em edições futuras do evento. Mesmo entendendo que há normas que regem a Escola Interdisciplinar FAPESP, a liberdade de expressão é um direito e um princípio democrático necessário à comunidade acadêmica.

Por reconhecer a relevância da FAPESP como uma importante agência de fomento que financia e promove inúmeras pesquisas, eventos e bolsas necessárias ao desenvolvimento educacional, científico e tecnológico do nosso país, a SBEnBio reforça a urgência de que o diálogo sensível e a escuta ativa e reflexiva deem a tônica das relações em nossa sociedade, de modo que possamos avançar no compromisso social com as pautas a favor da inclusão, da diversidade, da diferença e do acolhimento de todas as pessoas e consigamos enfrentar as injustiças, os elitismos, os autoritarismos e as desigualdades que historicamente assolam nosso país.

Niterói/RJ, 13 de dezembro de 2024

Diretoria Regional 2
Diretoria Executiva Nacional